O segundo bloco do I Ciclo de Palestras do LABEL discutirá na próxima sexta, 03/06/16, o tema Epistemologia e interdisciplinaridade na Linguística em sua conferência de abertura, ministrada pelo Prof. Ricardo Lopes Leite. Compondo a mesa-redonda Metodologias de análise semiótica do texto literário, as alunas  Marilde Alves da Silva, Raquel Vieira Sobrinho e o aluno Roger Rômulo Monteiro de Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, falarão sobre o tema-base Semiótica Discursiva e suas múltiplas possibilidades de diálogo com a Literatura. As inscrições são gratuitas e seguem online até o dia 02/06/16.

O bloco 2 do I Ciclo de Palestras tem início às 14h e segue até 19h com uma rica programação:

Conferência: Epistemologia e interdisciplinaridade na Linguística

ricardo

Conferencista: Prof. Dr. Ricardo Lopes Leite

Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - SEMIOCE. Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros publicados em coletâneas nas áreas de Semiótica Discursiva e Linguística Teórica.

Mesa-redonda: Metodologias de análise semiótica do texto literário

marilde

Palestrante: Doutoranda Marilde Alves da Silva

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 2008 concluiu o Mestrado em Letras na mesma instituição. Áreas de interesse: Literatura, Linguística, EaD e Semiótica Francesa. Atualmente pesquisa sobre tradução intersemiótica, com ênfase na transmutação do verbal para o texto sincrético quadrinhos. Participa do Grupo Semioce (UFC).

raquel

Palestrante: Mestranda Raquel Vieira Sobrinho

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente atua como revisora e tradutora da revista Entrepalavras do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará Tem experiência no ensino de Língua Inglesa. Interessa-se pelos estudos de texto e discurso, com ênfase na área de Semiótica Discursiva, e de descrição linguística.

roger

Palestrante: Mestrando Roger Rômulo Monteiro de Medeiros

Atualmente professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, atuando na área de linguagens, códigos e suas tecnologias no ensino de língua portuguesa, literatura e artes. Atua também como professor de francês para a rede privada e no núcleo de línguas da Universidade Estadual do Ceará. Mantem um blog de produção literária, contendo contos, crônicas e poemas: vozesanaliticas.wordpress.com. Segue com estudos autônomos com enfase na descrição do português, no estudos dos gêneros e dos processos de textualização e na semiótica, mais recentemente.

As ações do Laboratório seguem ainda ao longo do semestre:

BLOCOS DE PALESTRAS (Certificado: 6h por bloco)

24/06/16 – Bloco 3: O objeto da linguística e a transdisciplinaridade – Prof. Júlio César Araújo

GRUPO DE ESTUDOS (Certificado: 24h)

ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 6. ed. São Paulo: EDUC, 1996.

28/05 - 2º encontro (cap. 03-07)
11/06 - 3º encontro (cap. 08-11)
25/06 - 4º encontro (cap. 12-14)
09/07 - 5º encontro (cap. 15-18)