Laboratório de Estudos Linguísticos da UFCPara discutir as questões linguísticas sob uma visão teórica e/ou aplicada, o Laboratório de Estudos em Linguística da UFC, LABEL, vem convidá-los/las para o nosso Ciclo de Palestras, que terá início nesta sexta-feira, 06/05/16, com a conferência de abertura ”Uma andorinha só não faz verão”: apenas um ditado?, proferida pela Profa. Ana Célia Clementino Moura, e a mesa-redonda Experiências cooperativas na escola, que contará com as professoras Aliny da Silva Portela e Alverbênia Maria Alves de Lima, e o professor Bruno Ribeiro de Jesus, tendo como tema-base a Aprendizagem Cooperativa. As inscrições são gratuitas e seguem online até o dia 05/05/16. Corre e vem pro LABEL!

O bloco 1 do I Ciclo de Palestras tem início às 14h e segue até 19h com uma rica programação:

Breve apresentação do LABEL

Conferência: “Uma andorinha só não faz verão”: apenas um ditado?

ana celia

Conferencista: Profa. Dra. Ana Célia Clementino Moura

Doutora em educação e professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, tem experiência na área de Linguística Aplicada. Coordenou pesquisa sobre a alfabetização, as condições das escolas e o trabalho docente da rede pública do Estado do Ceará. Na área de formação de professores, realiza trabalhos com professores de português de Cabo Verde, no Programa das Letras e dos Números. Ainda na área de formação de professores, acompanha o trabalho dos professores da Escola Estadual de Educação Profssional Alan Pinho Tabosa, sediada em Pentecoste-CE, onde está sendo utilizada a metodologia da Aprendizagem Cooperativa.

Mesa-redonda: Experiências cooperativas na escola

aliny

Palestrante: Profa. Aliny da Silva Portela

Graduada em Letras Português – Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis, entre 2011 e 2013. Em 2014 participou do Programa de Monitoria de Projetos de Graduação, exercendo a função de monitora do Projeto intitulado “A metodologia da Aprendizagem Cooperativa aplicada ao ensino da leitura e da escrita.”. No mesmo ano, atuou como professora de Língua Portuguesa no Projeto Jovem Cooperativo. Atuou como professora da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa entre os anos de 2013 e 2015, sediada em Pentecoste-CE, onde está sendo utilizada a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Atualmente trabalha como formadora no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola- PRECE UFC. Coordenadora do Projeto Letras Solidárias em 2016.

bruno

Palestrante: Prof. Bruno Ribeiro de Jesus

Graduando em física licenciatura plena na UFC, Bolsista do Programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis (PACCE) de 2011 a 2015, Coordenador e professor no projeto Jovem Cooperativo em 2014. Professor de fisíca na EEEP Alan pinho Tabosa nos anos de 2013, 2014 e 2015. Coordenador do projeto Letras Solidárias desde 2013. Gerencia e Formação do Programa de Estimulo a Cooperação nas Escolas (PRECE) e membro da equipe de formadores do Professor Manoel Andrade Neto em 2016.

alverbenia

Palestrante: Alverbênia Maria Alves de Lima

Graduada em Letras Português – Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis, entre 2010 e 2013. Em 2014 participou do Programa de Monitoria de Projetos de Graduação, exercendo a função de monitora do Projeto intitulado “A metodologia da Aprendizagem Cooperativa aplicada ao ensino da leitura e da escrita.”. No mesmo ano, atuou como professora de Língua Portuguesa no Projeto Jovem Cooperativo. Atuou como professora da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa entre os anos de 2013 e 2015, sediada em Pentecoste-CE, onde está sendo utilizada a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Atualmente trabalha como formadora no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola- PRECE UFC. Coordenadora do Projeto Letras Solidárias em 2016.

As ações do Laboratório seguem ainda ao longo do semestre:

BLOCOS DE PALESTRAS (Certificado: 6h por bloco)

03/06/16 – Bloco 2: Epistemologia em Linguística – Prof. Ricardo Lopes Leite
24/06/16 – Bloco 3: O objeto da linguística e a transdisciplinaridade – Prof. Júlio César Araújo

GRUPO DE ESTUDOS (Certificado: 24h)

ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 6. ed. São Paulo: EDUC, 1996.

14/05 - 1º encontro (cap. 01-04)
28/05 - 2º encontro (cap. 05-07)
11/06 - 3º encontro (cap. 08-11)
25/06 - 4º encontro (cap. 12-14)