iracema1As relações entre a literatura e a pintura têm motivado uma das mais longas discussões estéticas, envolvendo filósofos e artistas há muitos séculos. O recurso das imagens no texto literário já aparecem na Ilíada, a exemplo da descrição do escudo de Aquiles (écfrase). Em Roma, Horácio começa sua Arte Poética com uma alusão à pintura. No Renascimento, Leonardo da Vinci afirmava que o pintor escrevia com imagens, e o texto literário seria uma pintura cega.

A pintura existe na literatura, a exemplo da descrição de paisagens, de ambientes, de objetos e, sobretudo, de pessoas. Na leitura do texto literário, chegamos a ver essas pessoas descritas sobre a folha de papel. E não é incomum essas pessoas estarem tão presentes em nossa vida, que somos capazes de sorrir, quando elas se alegram, ou de chorar, quando elas sofrem. Nessa tela imaginária, nos encantamos com a cor negra dos cabelos de Iracema, tão negros como a plumagem da graúna sertaneja; desconfiamos do olhar oblíquo e dissimulado de Capitu, esfinge indecifrável do gênio machadiano; umedecemos nossos olhos, ante os olhos assustados da Negrinha, no comovente conto de Monteiro Lobato; e nos surpreendemos com o ruivo dos cabelos e o azul dos olhos rudes de Fabiano, partindo em retirada com Vitória, os meninos, a cachorra Baleia, que parece gente, e o papagaio mudo.

A pintura nasce no texto. O artista ancestral já pintava as histórias de caça que chegavam pelos ouvidos e eram exibidas aos olhos, nas paredes da memória. A pintura no texto nos faz crer em coisas incríveis e duvidar de nossas certezas. Assim como Tomé, precisamos ver para crer.

morena1

banhista1

E como a pintura vem do texto, a oficina Ensaio Pictórico de Poemas Eróticos vem resgatar esse percurso intuitivo, quando as imagens do texto ganham traços e tintas reais. A oficina propõe revivermos conscientemente a experiência mágico-fenomenista da passagem da palavra para a imagem ou, como entendiam nossos ancestrais, dos ouvidos para os olhos.
Para esse ritual, teremos a poesia erótica como texto de base. E será esse mito poético que nos transportará para as imagens transcodificadas do desenho e da pintura. Celebraremos o triunfo da vida sobre a morte, pois a palavra resiste ao tempo, e a imagem da palavra, inscrita sobre a pedra, tela ou papel, recontará nossas histórias de amor para sempre. E diante dessas imagens, já não precisamos dizer nada. O olhar, em silêncio, será nossa mensagem para o futuro.

Por José Leite Jr.

nome

Serviço

Oficina de Ensaio Pictórico de Poemas Eróticos (Erotismo e(m) Linguagens - II Semana Entrepalavras)

Ministrante: Prof. Dr. José Leite Jr.

Local: Centro de Humanidades, área 1 - Benfica - Fortaleza-CE

Período: 31 de agosto e 1º de setembro de 2015.

Horário: 14h às 18h.

Vagas: 20

Inscrições gratuitas: até 14 de agosto no sistema de inscrições da II Semana EP

Público-alvo: participantes (com ou sem apresentação de trabalho) da II Semana Entrepalavras

 
Português (br)

Online

Nós temos 13 visitantes online