mesa2

Linguística, literatura, tecnologia, dança, música, artes plásticas e artes cênicas. Essas são algumas das linguagens a serem contempladas pela II Semana Entrepalavras, promovida pela Revista Entrepalavras do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com sua proposta de estreitamento das relações entre universidade e sociedade, o evento objetiva integrar as múltiplas linguagens por um viés experimental, permitindo ao público-alvo (alunos e professores da graduação, pós-graduação e ensino básico) articular diversos saberes constitutivos do plural meio acadêmico.

As atividades ocorrerão nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2015, no Centro de Humanidades I da UFC, e explorarão o tema “Erotismo e(m) Linguagens” através de mesas-redondas, palestras, comunicações orais, estandes temáticos, exposições, jogos, cinema e apresentações artístico-lúdicas. Entre os palestrantes convidados, figuram o Prof. Dr. Pedro Ipiranga Júnior (UFSC), Prof. Dr. Alexandre Fleming Câmara Vale (UFC), Prof. Dr. Ricardo Leite (UFC), Prof. Dr. Claudicélio Rodrigues (UFC), Profa. Dra. Ilana Viana do Amaral (UECE), Profa. Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (UFC) e Lúcio Flávio Gondim da Silva (UFC), autor de artigo da 8ª edição, selecionado para a 'Conversa com o autor'.

Quanto às apresentações em estandes temáticos e comunicações orais, os interessados terão como prazo máximo de submissão dos seus trabalhos o período de 5 a 20 de julho. As pesquisas deverão se situar em um dos seguintes eixos: Erotismo e Práticas Discursivas, Erotismo e Mídia e Erotismo e Gênero.

Os participantes ainda poderão usufruir de algumas oficinas, a saber: a) Ensaio Pictórico de Poemas Eróticos – ministrada pelo Prof. Dr. José Leite Jr. (UFC), artista plástico com mais de 20 exposições; b) Fotografia Boudoir – ministrada pelos fotógrafos Sara Correia e Ítalo André; c) Chair Dance, dança sensual usando uma cadeira – ministrada pela bailarina e coreógrafa Vanessa Paulino. Os participantes das oficinas de fotografia e ensaio pictórico (desenho e pintura) serão convidados a expôr seus trabalhos na exposição temática que ficrá disponível à visitação pública das 8h às 18h do dia 3 de setembro.

amanda1mnNas noites dos dias 2 e 3, a Semana também realizará o VIII Sarau Entrepalavras, que promoverá uma série de amostras artístico- culturais em torno do tema gerador do evento. Os escritores, compositores e músicos inscritos – se selecionados pela comissão de avaliadores – terão direito à publicação coletiva dos produtos culturais produzidos em formato de livro (com ISBN e ficha catalográfica) e CD encartado (no caso das canções). O período de inscrição vai de 5 a 19 de junho, no site do evento. Não desperdice essa singular oportunidade! Experimente a natureza multíplice da linguagem, envolva-se, sensualize-se e apaixone-se...

Erotismo e(m) Linguagens - II Semana/VIII Sarau Entrepalavras

Período: 1 a 3 de setembro de 2015

Local: Centro de Humanidades, área 1, Benfica-Fortaleza-CE